segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fernando de Noronha - Dias 3 e 4


Dia 3

Dia de ir pro Atalaia, uma praia que gostei demais quando vim. É uma piscina com menos de 1m de profundidade e águas calmas e transparentes. Um grupo por vez pode mergulhar lá por meia hora e só com o acompanhamento do ICMBio. É pouco tempo mas é um ambiente sensível que merece ser protegido. A fauna é enorme! Peixes de todas as cores, formas e tamanhos, corais, camarões, carangueijos, moréias e TUBARÕES!!! Um par de tubarões-limão nadando a um metro do meu nariz! E a sorte continuava! Fui o primeiro a vê-los e aproveitei pra nadar sozinho com eles por uns minutos antes de avisar os outros...rs... Minha cara de alegria já diz tudo:



A meia hora passou em um minuto! Hora de sair pra fazer a trilha longa do Atalaia que acompanha a costa passando por outra piscina até chegar ao porto. Paisagem de endoidar qualquer um! Segunda piscina endoida mais ainda!


Após a trilha, hora de almoçar rápido pra não perder tempo e ir pro forte dos Remédios. Fernando de Noronha tem muitos fortes mas esse é o mais bem consevado. A vista é de 360° e é um ponto ótimo pra ver o pôr do sol:



O pôr so sol aqui é uma covardia...



Me empolguei e fiquei fotografando até escurecer. Fiquei sozinho no forte que dizem ser assombrado... Não acredito em nada disso então saí correndo e nem olhei pra trás!


Dia 4

Hora de ir pra baía dos Golfinhos, lugar onde bandos de golfinhos vem pra descançar e acasalar. Cheguei tarde e eles já tinham ido embora. Vai ficar pra outro dia mas não tem problema, aqui do lado fica a Baía do Sancho, considerada a praia mais bonita do Brasil. Alguém tem alguma dúvida?



Essa foi definitivamente, uma viagem de sorte. Desci pela fenda apertada até a praia e advinhem! Sozinho de novo!



A praia mais bonita do Brasil exclusivamente pra mim!



Mais um mergulho e mais algum tempo filosofando sobre a vida e conversando com as curiosas e esfomeadas Mabuias, decidi ir embora pq chegaram duas pessoas e a praia ia ficar lotada...rs..



Essa área de penhascos tem muitos ninhos de aves marinhas e é muito fácil ver os filhotes nos ninhos tomando apenas os devidos cuidados pra não ser atingido:



Por hoje é só. Voltei pra pousada no meio da tarde pra comer algo e me preparar pra noite de Tartarugada.

Cheguei no portão da Praia do Leão pouco depois das 19 onde encontrei a bióloga Mariana e os outros três participantes. Caminhamos pela trilha escura até a lua cheia aparecer. Daí pra frente, as lanternas deviam ser desligadas pra não afugentar nenhuma tartaruga mas a lua deixou a praia inteira clara.
Fizemos algumas rondas sem ver tartarugas e fomos descançar na cabana do Tamar na praia:



23:30, sem sono, resolvi caminhar pela praia. Sensação indescritível andar sozinho a noite numa praia fantástica com lua cheia. Mais indescritível foi ver uma trilha saindo do mar e subindo pela areia. Chamei a Mariana e ela foi verificar. Tartaruga desovando!

Infelizmente, elas fazem tudo a passos de tartaruga e essa em particular era bem indecisa.
Ela cavou, foi pra outro lugar, cavou de novo, mudou de lugar de novo, voltou, cavou, descançou e só decidiu começar a desovar já passava das 3:00. O sono tava forte mas valeu a pena. Ficamos a 30cm de uma tartaruga com mais de 1m de comprimento soltando seus ovos no buraco na areia.
Não dá pra explicar. As fotos da desova com pouca luz são um pouco difíceis mas dá pra ver alguma coisa:




Fomos dormir pra lá das 5, satisfeitos. Desova e ótimas pessoas pra fazer companhia à noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário