segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Punta del Este - Uruguai

Saímos de Montevidéu para Punta del Este de ônibus. Utilizamos a empresa COT que tem ônibus para Punta o dia todo saindo da rodoviária Tres Cruces. A viagem é rápida, cerca de 2 horas. Chegamos em Punta com o tempo encoberto. Infelizmente, a previsão do tempo não era das mais promissoras para os próximos dias.

Ficamos no hotel Jamaica, simples mas com um bom preço e o típico atendimento cordial que sempre tivemos no Uruguai. Hora de sair pra conhecer a cidade. A poucas quadras do hotel, fica a Playa Brava com ondas fortes e um vento cortante. Fomos somente até a escultura La Mano e acabamos procurando um supermercado pra comprar o jantar já que tinha começado uma chuva forte.

La Mano

Dia seguinte, tempo encoberto mas sem chuva. Aproveitamos pra conhecer a península inteira. Saíndo da Playa Brava, pegamos a rua da costa, passando pela Playa el Emir e a imagem da Virgen de la Candelária (onde, acredita-se, foi celebrada a primeira missa dos descobridores). O mar batia forte, mais que o normal, acredito, impossibilitando um mergulho então, o negócio era continuar andando.

Entrando na península propriamente dita, chegamos ao farol, cercado de belas casas de veraneio. Muitas delas estão disponíveis para temporada mas prepare-se para os preços!

Farol

Do outro lado da península, fica o porto onde é possível ver leões marinhos (não vimos nenhum) e onde há vários restaurantes pra se comer frutos do mar. Dali, começa a Playa Mansa, onde é possível caminhar por uma passarela de madeira até chegar no imponente e famoso hotel e cassino Conrad. De lá, entramos para conhecer o interior da península, lojas de grife, cassinos, muitos hotéis e restaurantes. Nesse local e no porto, há postos de informações turísticas.

Península

Novo dia, após um passeio pela praia, passamos no Punta Shopping e de lá para Casapueblo. O lugar fica a uns 15km da península e fomos com um ônibus urbano normal, barato e rápido. O local é realmente incrível, bem como as diversas obras de Vilaró expostas. É um bom ponto para observar o pôr do sol mas as nuvens continuavam lá. Esperei até o fim mas não teve jeito. Da parada de ônibus até a Casapueblo, há uma distância de pouco menos de 2km. Saímos e aceleramos o passo para pegar o ônibus antes do anoitecer. Descobrimos que muitos ônibus param lá na ida mas poucos param na volta. 40 minutos de espera e começa uma chuva torrencial. Resolvemos tentar um táxi e conseguimos mas com muito custo literalmente. Os táxis no Uruguai não são baratos e acabamos gastando um dinheiro não previsto. Fica a dica, informe-se antes de ir sobre os ônibus da volta. Mesmo assim, valeu a pena.

Casapueblo
Ultimo dia em Punta e ainda havia coisas interessantes para se ver como o Museu Ralli e La Barra. Infelizmente, uma chuva forte e gelada nos desanimou totalmente. Saímos do hotel só pra almoçar. Punta del Este é um lugar interessante mesmo com chuva mas deve ser interessantíssima com sol! Pra mais informações, publiquei um mini-guia da cidade no The Road: www.theroad.com.br/puntadeleste/puntadeleste.htm