sábado, 17 de setembro de 2011

Realizar coisas grandes não é fácil, é possível


Em 1984, o músico Bob Geldof teve uma idéia. Unir bandas e músicos famosos para gravar um disco beneficente com a renda destinada ao combate à fome na Etiopia. Em 15 de dezembro de 1985, foi lançado o single "Do They Know It's Christmas?". O disco foi um sucesso de vendas e arrecadou 9,6 milhões de dólares. Geldof foi convidado a ir à Etiopia e somente lá se deu conta da real situação: o dinheiro arrecadado não daria nem para aliviar a situação. Ao retornar, empenhou-se no combate à fome e à miséria inclusive criticando pessoalmente e na frente das câmeras a "Dama de Ferro" Margaret Tatcher, então primeira ministra britânica.

Visando arrecadar um montante maior de dinheiro, em 1985, ele teve uma idéia absurda e utópica. Organizar em 3 meses dois shows beneficentes simultâneos na Inglaterra e nos EUA. Os músicos e a equipe técnica não receberiam nenhum centavo pelo trabalho. Ninguém deveria assinar contratos, a presença seria confirmada apenas através da palavra. Emissoras de TV e rádio deveriam pagar para transmitir os shows ao vivo para o mundo todo. Espectadores e patrocinadores fariam doações durante os shows. Obviamente, a descrença foi generalizada e Geldof iniciou uma cruzada para a realização de sua idéia.

Resultado: em 13 de Julho de 1985, mais de 200.000 pessoas assistiram shows simultâneos na Inglaterra, EUA, Austrália e Japão. Bandas de outros países gravaram videoclipes para serem exibidos durante os shows. BBC, ABC e MTV transmitiram 16 horas de apresentações para 100 países e 1,5 bilhão de telespectadores. Compareceram músicos como Paul McCartney, Led Zepellin, U2, Phill Collins, Sting, Queen, Black Sabbath, David Bowie, B.B. King, Elton John, Santana, Madonna, Judas Priest, entre vários outros. Phill Collins se apresentou em Londres e voou no Concorde para se apresentar nos EUA. As apresentações das atrações foram feitas por atores famosos e celebridades como o Príncipe Charles e a Princesa Diana. Pepsi e Coca-Cola patrocinaram o show ao mesmo tempo.

Porém, sete horas após o início do show, apenas pouco mais de 2 milhões de dólares haviam sido arrecadados. Geldof foi à TV e, sem pensar, soltou frases como "Pessoas estão morrendo NESTE MOMENTO. Nos dê o dinheiro AGORA!". Quando o apresentador tentou passar o endereço para o envio de doações, Geldof o interrompeu e disse: "Fo**-se o endereço, dê só o telefone, aqui está o número…".

O total arrecadado passou dos 180 milhões de dólares e foi fundada a entidade Live Aid na Inglaterra para gerir os fundos. O dinheiro foi usado para aliviar a fome e criar formas sustentáveis de combate à fome, miséria e doenças na Etiopia e arredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário